At The Drive-In – Relationship of Command [2000]

download

Todo o estilo musical passa por um período de estagnação.

Seja no jazz ou no pop a repetição e insistência em velhas fórmulas tende a causar um marasmo que por vezes pode decretar o fim de determinados estilos.

O hardcore não é muito diferente disso. Nos anos noventa o hardcore melódico da Califórnia e os grupos metal-crossover do punk novaiorquino criaram dezenas de grupos, dos mais criativos ao mais lugar comum e o final da década parecia criar um vazio criativo difícil de ser corrigido.

Eram tempos iniciais da internet e do mp3, os estragos nas vendas já se anunciavam e o mercado iria se retrair – muitos selos e gravadoreas foram aniquilados . Isso foi péssimo para a criatividade pois cada vez mais os grupos pouco arriscam.

Vindos de El Paso no Texas os membros do At The Drive-In já haviam lançado eps e álbuns excelentes. Mas em 2000 “Relationship of Command” se tornou um divisor de águas. Reunindo fragmentos de Fugazi, Bad Brains e demais grupos politizados o ATDI agregou ao seu som elementos eletrônicos, ruídos e riffs mais pesados sem esquecer da pegada melódica.

As apresentações ao vivo da banda eram uma atração à parte. Furiosas e intensas eram quase sempre seguidas de destruição de equipamentos no palco.

Ross Robinson (produtor do Korn e de “Roots” do Sepultura) soube dosar a equação ruído + melodia. Isso é nítido em canções como “Catacombs” e “Cosmonaut”. Os experimentos eletrônicos se notam presentes em “Enfilade” (uma das melhores do disco) e “Sleepwalk Capsules”. E a energia do grupo permanece intacta em “One Arm Scissor” (grande hit do grupo), “Arcarsenal”, “Rolodex Propaganda” e “Pattern Against User”.

Após “Relationship of Command” várias bandas usaram dessa sonoridade. Curiosamente o grupo se separou após a turnê do álbum e só retornaram em 2017.

  1. “Arcarsenal” – 2:55
  2. “Pattern Against User” – 3:17
  3. “One Armed Scissor” – 4:19
  4. “Sleepwalk Capsules” – 3:27
  5. “Invalid Litter Dept.” – 6:05
  6. “Mannequin Republic” – 3:02
  7. “Enfilade” – 5:01
  8. “Rolodex Propaganda” – 2:55
  9. “Quarantined” – 5:24
  10. “Cosmonaut” – 3:23
  11. “Non-Zero Possibility” – 5:36
  12. “Catacombs” – 4:14

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s